domingo, 10 de outubro de 2010

Regressando...

Vou voltar a escrever.
É um exercício que me favorece de inúmeras maneiras, pois além de possibilitar que eu exteriorize o que me incomoda, ainda colabora com a escrita, que afinal de contas tem sido a minha rotina, porém nem sempre com o que eu gosto de fato.

Antigamente era mais fácil.
Na época dos blogs, eu não me preocupava com nada e bastava um sentimento qualquer: amor, raiva, amizade... tudo isso era suficiente para escrever por muito tempo e sem a preocupação se o português estava correto, ou se estava repetindo termos, entretanto hoje em dia me tornei chata. Isso é fato, eu sempre fui chata, mas hoje é diferente. Uma coisa é quando as pessoas te acham chata, outra coisa é quando você se identifica como tal. Para escrever hoje é preciso mais do que amor ou raiva, é preciso ter uma função social. Mas eu peço antecipadamente perdão por isso. Acabo sendo influenciada pelos meus estudos. Antigamente era assim: http://spm.zip.net/arch2004-11-07_2004-11-13.html. Como podem observar, a preocupação que havia era só de deixar claro as coisas que sentia, não era uma escrita carregada como agora. Então acho que um dos motivos que me levaram a voltar a escrever é criar um "meio termo", onde pudesse dosar a maneira de me expressar.

Não quero me prender a uma escrita lógica aqui nesse espaço.
O Lattes virou meu Orkut, assim tudo o que eu faço em termos de pesquisa e produção acadêmica é com a preocupação de que possa ser lançado no lattes e para isso é preciso ter coerência. Coerência na escrita para que os periódicos se disponham a publicar os meus artigos e coerência nos temas, para que não pareça que é minha intenção abraçar o mundo com as pernas, conhecer tudo e não me especializar em nada. A propósito, esse é o meu lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=W5343118

No momento quero escrever sobre o Zygmunt Bauman.
Apesar de estar passando por um processo de seleção de mestrado, confesso que nenhuma leitura na área da História tem me agradado tanto quanto o livro "Amor Líquido" do sociólogo polonês Zygmunt Bauman. Basicamente o livro aborda a fragilidade dos laços na pós modernidade e sobre a dificuldade das pessoas se entregarem a relacionamentos. As possibilidades são tantas que as pessoas evitam se comprometerem com medo de perderem outras opções de comprometimento, e nessa acabam procurando a vida inteira o "tipo ideal" que não corresponde com a realidade, mas isso é uma opinião particular.

Enfim, ainda poderia escrever sobre o filme "O menino do pijama listrado", mas vou deixar para outro dia, caso contrário fico sem munição.

Até mais

2 comentários:

  1. Fala sério... é muito bom ter você de volta, por algum tempo tive esse mesmo sentimento pelo qual você passou... eu escrevia (nos nossos tempos de blogs) sem preocupação com escrita, quase sem regras, MAS, fui me tornando chato... pois bem, voltei a escrever, quem sabe eu fique menos chato rs SEJA BEM VINDA.

    PS. O filme "O menino do pijama listrado" é ótimo.

    ResponderExcluir
  2. Flor demorei mais cá estou
    Adorei o lay do blog e sua vontade de por para fora tudo que tem vontade...e assim cilos gostosos vão se reiniciando..até pq os blogs antigos quase não existem sobreviventes né.
    Espero que esse novo ciclo venha com todo gás p vc sim e que vc explore tudo o que quiser e puder.
    Bjosss
    Kall

    ResponderExcluir