segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Desterro

Não sei se estou entendendo muito bem o livro do Bauman (Amor Líquido, comentei sobre ele no post anterior). Quando ele explica a fragilidade dos laços, dos impulsos que levam a relações descartáveis, é compreensível e empírico, porque são situações que vivenciamos no dia a dia, entretanto ainda não percebi qual seria a maneira correta de agir. Talvez essa seja a diferença de um livro de auto ajuda para um livro escrito por um sociólogo renomado - não há o manual. A intenção é esplanar sobre o assunto, ou melhor, perceber a ação positiva na maneira como ele nega a prática dos relacionamentos na pós-modernidade. Particularmente gostei da parte que ele aborda os desejos:

"É como num shopping: os consumidores hoje não compram para satisfazer um desejo, (...) compram por impulso. Semear, cultivar e alimentar o desejo leva tempo (um tempo insuportavelmente prolongado para os padrões de uma cultura que tem pavor em postergar, preferindo a satisfação instantânea. O desejo precisa de tempo para germinar, crescer e amadurecer. Numa época em que o longo prazo é cada vez mais curto, ainda assim a velocidade de maturação do desejo resiste de modo obstinado à aceleração. O tempo necessário para o investimento no cultivo do desejo dar lucros parece cada vez mais longo - irritante e insustentavelmente longo." 1

Mas eu nasci nessa realidade urgente, acelerada - sou fruto dessa época. Estabeleci padrões que se tornaram incompatíveis. Os detalhes almejados são impossíveis de serem alcançados. Encontrar o híbrido de anjo e demônio (pois é, minha idealização é bem estilo Nelson Rodrigues), torna-se uma meta repleta de dificuldades. Acredito que eu faça isso por alguns motivos específicos: falta de confiança (crio empecilhos para me entregar), excesso de confiança (nada é suficiente) ou porque como resultado de relacionamentos anteriores estipulei um parâmetro repleto de desafios.

Vou continuar lendo o Bauman, e só para constar, eu estou fazendo a minha parte - plantando sementes, esperando o desejo germinar...

_____________________________________________
Postado ao som de Desterro - Luar na Lubre
1 BAUMAN, Zygmunt.
Amor Líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Zahar, 2003, p. 26.

Nenhum comentário:

Postar um comentário