terça-feira, 2 de novembro de 2010

Melhorias pela frente...

Vale a pena citar aqui que estou na reta final de me graduar no curso de licenciatura em História. Comecei o post com essa informação pois como é de conhecimento geral, o historiador tem opinião sobre tudo e mesmo no momento em que é indagado sobre algo que desconhece, miraculosamente consegue ter uma opinião sobre o fato de não tê-la.
Até o final de semana passado, a classe se encontrava em êxtase com as eleições. Os debates iam além de opiniões partidárias, se concentrando também em conceitos democráticos, práticas políticas, participação das minorias e o boom dessa eleição: o trabalho em enfatizar que o Estado é laico!
Enfim, passado o frenêsi e como no campeonato brasileiro, aquele que perde tem o peito cheio de mágoa iniciando um processo de desconsideração à vitória do seu oponente. Esse é o exercício da democracia que por mais lógico e racional que seja, ainda é movido pelas paixões, como quase tudo na vida.
Então, como historiadora, eu também tenho a minha opinião. O fato é que em oito anos nós não temos mais dívida com o FMI, o crédito para o povo subiu de 14% (governo FHC) para 34% (governo Lula) e o que acho primordial: 23 milhões de pessoas saíram da pobreza, fora tantos outros jovens (ou não) que começaram a vislumbrar o ensino superior. Então, emocionalmente falando, não adianta vir com o papo que Lula sucateou o ensino, que a economia do país explodirá... Por vias democráticas, 56% da população acredita que as melhoras continuarão vindo. E eu me incluo.
É a perfeição? Não, não é, mas toda caminhada se inicia com simples passos. Um pé após o outro.

"Toda vez que um justo grita
Um carrasco o vem calar
Quem não presta fica vivo
Quem é bom, mandam matar
Foi trabalhar para todos
E vede o que lhe acontece
Daqueles a quem servia
Já nenhum mais o conhece
Quando a desgraça é profunda
Que amigo se compadece?
Foi trabalhar para todos
Mas, por ele, quem trabalha?
Tombado fica seu corpo
Nessa esquisita batalha
Suas ações e seu nome
Por onde a glória os espalha?"

________________________
Postado ao som de Tema dos "Inconfidentes" - Chico Buarque

Um comentário:

  1. Olá Priscila!
    Estava navegando, entrei no Alma e encontrei seu blog.

    Por motivos de força maior..."fisicamente indisposto", vou dar a ele a atenção que merece em um outro momento.

    Tudo que vi gostei!... Mas não quero correr o risco de deixar algo para tras, sendo assim me despeço deixando meu carinho!

    Vinicius.C

    ResponderExcluir